6 exemplos de acessibilidade em grandes cidades

Acessibilidade é fundamental para garantir a participação de todas as pessoas na vida em sociedade. Vamos conhecer medidas essenciais que grandes cidades precisam tomar para democratizar o acesso ao espaço.

3. Sinalização tátil

Pisos podotáteis (aqueles com caminhos em material e textura diferentes do restante da calçada) e placas em braile auxiliam a navegação de pessoas com deficiência visual pelas cidades. Sinais sonoros nos semáforos também entram nesta categoria.

4. Elevadores e plataformas

Instalação de elevadores em edifícios e estações de transporte público, bem como plataformas de elevação, facilitam o acesso a diferentes níveis e promovem a inclusão de pessoas com dificuldades de locomoção.

5. Banheiros acessíveis

O acesso a banheiros adaptados garante a autonomia e a dignidade de muitas pessoas com deficiência. Para isso, os banheiros precisam de barras de apoio, espaço suficiente para manobras, e pias e vasos sanitários adequados, além de boa sinalização.

Cidades que se destacam em acessibilidade

Nova York, EUA Implementou o Programa AccessibleNYC, que visa aumentar a acessibilidade em espaços públicos, transportes e serviço

Cidades que se destacam em acessibilidade

Estocolmo, Suécia Conta com normas rigorosas de design inclusivo em edifícios e extensa rede de transporte público com ótima acessibilidade. Além disso, é conhecida pela excelente qualidade das calçadas para pedestres.

Cidades que se destacam em acessibilidade

Tóquio, Japão Destaque em instalações de acessibilidade no transporte público, alto número de táxis adaptados para cadeirantes e boa oferta de calçadas de ótima qualidade com piso tátil.

– Barcelona, Espanha; – Melbourne, Austrália. – Cidade do Cabo, África do Sul; – Dublin, Irlanda; – Varsóvia, Polônia; – Seattle, EUA; – Breda, Holanda.

O Brasil ainda enfrenta problemas com a infraestrutura das cidades. Calçadas em péssimo estado e transporte público desatualizado dificultam a vida de quem precisa de acessibilidade. As cidades que apresentam melhores índices são São Paulo, Uberlândia e Curitiba.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade para ficar por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana no Brasil.